Vc é uma ROSA de DEUS !

Vc é uma ROSA de DEUS !
“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira!” Che Guevara

O que vc acha do blog da CRIZ COCA?

meus videos

Loading...

Seguidores

visitas now

Pesquisar este blog

1 2 3 4

A Fé

Sérgio Lopes

Quando a força te faltar
A coragem te deixar
E as lágrimas banharem o teu rosto
E sentir a sensação
De uma eterna solidão
Esperando um futuro que passou
É exatamente assim
Quando tudo está no fim
Quando já sofremos tanto no deserto
Se tua força não puder
Te fazer ficar de pé
Esse é o momento do poder da fé
A fé so abre os mares
Quando o momento chegar
A fé se manifesta
Quando o limite da força acabar
A fé tem seus segredos
Não se revela ao que tem medo
Mas ao que luta
Até o momento da fé chegar
Ler Mais

literatura brasileira [ parnasianismo]

MAL SECRETO
(Raimundo Correia)

Se a cólera que espuma, a dor que mora
N'alma, e destrói cada ilusão que nasce,
Tudo o que punge, tudo o que devora
O coração, no rosto se estampasse;

Se se pudesse o espírito que chora,
Ver através da máscara da face,
Quanta gente, talvez, que inveja agora
Nos causa, então piedade nos causasse!

Quanta gente que ri, talvez, consigo
Guarda um atroz, recôndito inimigo,
Como invisível chaga cancerosa!

Quanta gente que ri, talvez existe,
Cuja ventura única consiste
Em parecer aos outros venturosa!



Análise.
Percebe-se ao analisar o soneto MAL SECRETO , do Raimundo Correia produzido em 1898, uma poesia que reflete a época da arte pela arte,contem a estrutura de um soneto possui todos os versos decassílabos, o que ajuda no ritmo do soneto, notasse-se também que possui 4 estrofes, sendo as duas primeiras com 4 versos e as duas últimas com 3 versos , o mesmo tem rima no esquema alternado ABAB (os quartetos) e CCD ( os tercetos). Percebe-se então, que há características fortes de um poema da época Parnasiana, embora o autor tenha características de outro movimento anterior ,pela qual ele passou,que era fase romântica .
Sua obra diferencia um pouco dos demais parnasianos porque sua poesia é marcada por um forte pessimismo, chegando até a ser sombria. Ao analisar a obra de Raimundo Correia percebe-se que há nela uma evolução. Ele iniciou sua carreira como Romântico, depois adotou o Parnasianismo e, em alguns poemas aproximou-se da escola Simbolista, pois como é sabido os simbolistas tentaram retomar algumas características do romantismo e nesse soneto contem alguns traços dessas duas escolas .
É importante ressaltar que ele fez uso de recursos sonoros e visuais ,pois o ritmo é marcado pela sonoridade, especialmente nas palavras tônicas, e nas rimas a marca do tom consistente e forte como vemos no primeiro verso :que espuma e logo após que punge.
O poema trata de uma visão de que a alma transmite o que sente ,é sabido que muitos possuem a mascara que esconde esta realidade. A fuga como se olhar no olho não diria verdade alguma, pois os casais que o fazem, muitas vezes se enganam, afinal os olhos que choram, nem sempre é de tristeza, mas de muita alegria, é isso que o autor deixa-nos transparecer na estrofe a seguir :Se se pudesse o espírito que chora, Ver através da máscara da face, o texto é um Paradigma realmente.
Percebe-se neste soneto logo na primeira estrofe uma certa tristeza fazendo-nos refletir: Se a cólera que espuma, a dor que mora N'alma, e destrói cada ilusão que nasce, Tudo o que punge, tudo o que devora O coração,no rosto se estampasse.
É também uma poesia filosófica pois fala da alma humana, em toda sua extensão o autor dá a entender que toda nossa tristeza e angustia está escondida no nosso íntimo e que muitas vezes fica imperceptível, porque em nossa aparência física podemos mostrar uma alegria ( através do sorriso ou de atitudes) e as pessoas não perceberem todo mal que nos afligem.
Raimundo Correia, foi um consumado artesão do verso, dominando com perfeição as técnicas de montagem e construção do poema .E sobretudo esse poema estampa bem o predomínio da simulação, percepção aguda da transitoriedade da ilusão humana, profundo se das virtualidades vocabulares afinal ele era parnasiano os temas adotados giram em torno da perfeição formal como vemos em todo o poema mal secreto tanto na forma quanto no conteúdo .
Ler Mais

A Catedral [ análise ] SIMBOLISMO !

A Catedral
(Alphonsus Guimarães )

Entre brumas, ao longe, surge a aurora,
O hialino orvalho aos poucos se evapora,
Agoniza o arrebol.

A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece, na paz do céu risonho,
Toda branca de sol.

E o sino canta em lúgubres responsos:
Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!

O astro glorioso segue a eterna estrada.
Uma áurea seta lhe cintila em cada
Refulgente raio de luz.

A catedral ebúrnea do meu sonho,
Onde os meus olhos tão cansados ponho,
Recebe a benção de Jesus

E o sino clama em lúgubres responsos:
Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!

Por entre lírios lilases desce
A tarde esquiva: amargurada prece
Põe-se a lua a rezar.
O entardecer aumenta a agonia do poeta.

A catedral ebúrnea do meu sonho
Aparece na paz do céu tristonho,
Toda branca de luar.
E o sino chora em lúgubres responsos:
Pobre Alphonsus! Pobre Alphonsus!

O céu é todo trevas: o vento uiva.
Do relâmpago a cabeleira ruiva
Vem açoitar o rosto meu.

E a catedral ebúrnea do meu sonho
Afunda-se no caos do céu medonho
Como um astro que já morreu.
E o sino geme em lúgubres responsos:
Pobre Alphonsus!Pobre Alphonsus!



ANÁLISE DO POEMA
A Catedral de Alphonsus Guimarães ,trata-se de um poema riquíssimo no que diz respeito as sugestões rítmicas e a seleção vocabular. O autor descreve bem a passagem de um dia completo: aurora, dia, anoitecer e noite fechada, o poeta descreve seus estados de alma, usando a musicalidade através das ações do sino que expressam seus sentimentos e sua ânsia de espiritualidade. Ele teve a preocupação de deixar o refrão, insistentemente marcado pelas ações do sino, traduzindo a angústia íntima do “poeta” à medida que o dia passa. É importante lembrar que estão presentes no texto, várias características simbolistas tais como: a musicalidade, o vago,o nebuloso, a espiritualidade simbolicamente representada pela catedral. Observa-se também que o ritmo da repetição característica do texto poética estão bem presentes haja vista que o seu efeito sonoros transcende as palavras e soa aos nossos ouvidos como um doce tocar da balada de um sino,que é percebido até mesmo numa leitura silenciosa,apesar da linguagem metafórica que esse faz presente , a marcação das silabas poéticas identifica a coincidência nos versos pares evidenciando-se nos versos 4,12,20,e 28 ;e sino canta em lúgubres responsos nos versos 7,23, e 31 , Pobre Alphonsus! Vemos também que o título do poema indica igreja e deixa-nos a expectativa de um ambiente completamente religioso e também mas na frente nos deparamos com palavras como céu ,canto,glorioso,benção,Jesus,clama,rezar e as duas que são repetidas 4 vezes catedral e sino.
A característica dos simbolistas foi seguida a risca nesse poema, vemos que há repetição de letras com predominância das consoantes “s” e “r” e quanto as vogais vemos que a letra “a” aparece muitas vezes e também a letra “e”.Pode-se dizer que a letra “s” corresponde a aliteração encontrada no texto levando em consideração que o título do poema nos sugere a ambientação de uma igreja ,que logo associamos a palavra SINO como vemos:”E o sino canta em lúgubres,responsos,”...E o sino clama...E o sino chora em...E o sino geme.O sino também pode ser considerado uma anáfora que é valorizada por ecoar ,é um poema composto por 3 versus e distribuídos em 4 partes feito em um ritmo singular O Alphonsus “catedral” representa o fruto do trabalho simbolista ,que reagia conta toda poesia anterior.É sabido que o simbolismo reage contra o cientificismo do parnasianismo e procura restaurar valores românticos varridos pelo realismo como o espiritualismo,o desejo de transcendência e interação com o universo o mistério,a religiosidade e a morte sem é claro cair na afetação sentimental romântica o sino, representaria o nosso coração ,pulando em nosso corpo o autor também deixa transparecer vestígios de situações vividas ,Guimaraens, tratou em seus versos de amor, morte e religiosidade. A morte de sua noiva Constança, em 1888, marcou profundamente sua vida e conseqüentemente sua obra contem um certo ar de tristeza .
A medida em que vamos lendo ,descobrimos que em Catedral ,nada está escrito por acaso,nas 3 primeiras estrofes os verbos estão no presente do indicativo e,apenas na última temos o verbo “morrer” pro pretérito perfeito denota-se ai todo o clima angustiante medonho,revelando o pavor que a maioria das pessoas tem da morte.O poema é encerado com o afeto de perplexidade revelada pela exclamação dirigida ao Pobre Alphonsus ! pobre Alphonsus ! é uma das características dele também se colocar como um pobre coitado.As palavras sonho e medonho :medonho,tem um sentido Constrangente em relação a palavra sonho que já teria uma idéia de momento maravilhoso. O autor cria ao rimar essas duas palavras uma situação marcada pela antítese. O poema simbolista é repleto de idéias que os nossos sentidos,1ª parte:Brumas ,canta, aurora,orvalho,evapora,arrebol,branca,sol .Na 2ª :astros ,áurea,clama,refulgente,raio de luz,benção,na 3ª:lírios lilases,tarde,chora,lua rezar luar, e na 4ª trevas,vento,relâmpago ,geme,açoitar o rosto meu. Observa-se que todas essas palavras ,fazem –nos sentir ,ouvir cheirar e ver toda a paisagem do cenário descrito pelo poeta,o nascer luminoso “infância” traz a sensação do perfume da natureza orvalhada e a sensação de luz o vigor da juventude e do aroma se acrescenta à da cor na terceira parte é de um crepúsculo e do som das badaladas de um sino que anuncia a morte de alguém.Esse é um poema que sugere-nos tristeza, refletindo bem a áurea dos simbolista .


TRABALHO DO PROF FILIPE 7° PERÍODO!!!
Ler Mais

A morte de LÓCIO / O retorno de LUCIANO.

@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
ei sabe quem?
        C.         diz:
QUEM
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
luciano
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
de salgueiro
        C.         diz:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
        C.         diz:
PORQ?
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
ai disse:
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
eu vi no msn
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
de cristisne
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
q locio morreu?!
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
kkk
        C.         diz:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
nossaa
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
q brincadeira horrivel
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
mas tbm
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
so assim
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
pra luciano lembrar de nois
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
kk
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
ai ele disse
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
oxe diga a cristiane
        C.         diz:
kkkkkkkkkkkkkkk eii minha filha gente ruim num morre facil não...rs eleee a te disseee eiii estou tomandooo vinho aqui advinha com quem?
        C.         diz:
kkkkkkkkkkkkkk falaseriooo
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
q tire aquele negocio de la
        C.         diz:
agora eu tireeeeeeeee....KKKKKKKKK
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
ele disse foi?
        C.         diz:
QUE TINHA TOMADO VINHO E QUE ESTAVA ME ESPERANDO QUE EU ERA A PROXIMA A MORRER
        C.         diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        C.         diz:
disse que lá é maraaaaaaaaaaa
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
q horror
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
...
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
e pq ele ta cm esses pensamentos hein?
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
pois o apelido dele
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
agora vai ser
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
O DECUJUS.
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
KKKKKKKK
        C.         diz:
sim totalll LÓCIO A MORTE MAIS FESTEJADA.
        C.         diz:
kkkkkkkkkkkkkkk
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
ai o povo vai dizer : q minina ruim!!!!1
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
kkkkkkkk
        C.         diz:
isso vai ate parar em meu blog preu não esquecerr
        C.         diz:
LOCIO HITLER
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
combina
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
kkkkkkkkkkk
        C.         diz:
mass menina como é aquele ditado
        C.         diz:
de quem é ruiimm num morre tão cedo/?
        C.         diz:
kkkkkkkkk então terEMOS que aturar LÓOOCIO ATÉÉÉE´SABE-SE la quando.rs
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
fazer o q né?
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
kkkkkkkk
        C.         diz:
ée poiisee manéeeeeee
        C.         diz:
então para finalizar a morte de LÓCIO SERVIO PARA ALGO BOM.
        C.         diz:
concordas comigo?
        C.         diz:
rs
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
e foi o q?
        C.         diz:
a ligação de LUCIANO
        C.         diz:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        C.         diz:
UIIIIU QUE SAUDADES DELE EM...
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
e verdade
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
xega me assustei quando ele falou quem tava falando
        C.         diz:
Deiiiiiiiixa de onda q vc ficou foi feliz...rs
@Estefane^k===§§§#$$$$&**&&$$ diz:
dizendo ele q vai la daqui pro final do periodo
Ler Mais

Sinceridade....

Não te irrites por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio.

(Mário Quintana)


Não tenho magoas de ninguem essa é uma de minhas virtudes.
sempre retenho o que é bom.
So que a sinceridade também veio acompanhada dessa virtude.
As vezes pagamos preços por aquilo que falamos e se é o preço
que tenho que pagar por mais uma sinceridade que falei?

que venha !!!
pago esse preço com ORGULHO.



Criis !
Ler Mais

Sinceridade....

Não tenho magoas de ninguem essa é uma de minhas virtudes.
sempre retenho o que é bom.

so que a sinceridade também veio acompanhada dessa virtude.
as vezes pagamos preços por aquilo que falamos e se é o preço que tenho que pagar por mais uma sinceridade que falei q venha !
pago esse preço com ORGULHO.



Criis !
Ler Mais

FRASES COM SENTIDOS DIVERSOS.


MANGA.
1 A VIDA É UM PÉ DE MANGA.
2 UM DIA EU MANGO, OUTRO DIA TU MANGA.
3 A MANGA DA CAMISA ESTA RASGADA.
4 MANGA É DOCE MAIS NÃO É MOLE NÃO.
5 DARLENE AGORA ACHOU UM BOM PÉ DE MANGA.
5 MANGA MESMO VIU? DE QUEM UM DIA MANGOU DE MIM.

CRAVOS.

1 Disse Carlos: venha espremer esses cravos do meu rosto.
2 Aqueles eram os cravos que pregaram cristo na cruz.
3 Eu amo comer cravo e canela .
4 É necessário pregar os cravos também e não apenas as flores para esse povo.
5. So encontro cravos por onde tenho passado e nada de flores e nada de amores.

LETRA.

1 Eu preciso fazer um curso de caligrafia para aprender a escrever essa letra.
2 Adorei a letra da nova música da Brooke Fraser.
3 Você tirou de letra aquele teste.
4 A minha letra tem ficado muito feia ultimamente nem sei mais o que fazer.
5 Letra é o sinal gráfico do alfabeto.

CEDO.

1 Hoje eu acordei cedo demais pra estudar.
2 Se eu chego cedo é pra ti ver mais cedo.
3 Eu cedo esse lápis pra você .
4.Cedo parte da minha vida pra te fazer feliz.
5.Cedo ou tarde você vai voltar pra mim meu amor.

PÉ.

1 Sai do meu pé ,não agüento mais você aqui me enchendo.
2 O pé de maracujá vai cair.
3 Carlinhos enfiou o pé na jaca.
4 Eu machuquei o meu pé ontem anoite.
5 Eu ti vi saindo a pé ontem da casa de Davi.




A PEDIDO DO PROFESSOR RAUL NO FINZINHO DO 7° PERIODO....RS

Pense num trabalho doido.rs todo mundo que eu pedia ajuda falava que eu estava doida.rs
puutzz mas é meio sem noção mesmo fazer isso;rrss
mas fazer o que ne? quando eles querem tem que ser assim.rs
Ler Mais

Estar ao lado do senhor BY: CRIZ COCA

Siga-me de longe e você me negará. ;Siga-me de perto, e você subirá ao monte comigo, e morrerá comigo alegremente." Max Lucado


Como muitas vezes é difícil estar ao lado do senhor como é difícil levar a cruz e subir o monte com o senhor talvez tenha até passado por tua mente que negar a jesus fosse ate mais fácil para aquele dado momento de dor,mas eu quero dizer uma coisa pra vc todavia lembremos da história de JUDAS eu jamais quero ter aquele fim.

Então,vamos seguir de perto ao senhor vamos subir ao monte com o senhor vamos fazer a vontade do senhor sem medir esforços, afinal ele é o nosso ajudador o nosso conselheiro Deus forte pai da eternidade então o que temer diante deles??



morremos alegrimente subindo o monte com o senhor .

TE AMO SENHOR !

Criis.
Ler Mais

Inveja o pior dos sentimentos saiba porque BY: CRIZ COCA

CATERAL:A INVEJA MATA A INVEJA DESTROI, CORROI, MOI, DOI.



Ontem, durante a aula de Geiza ,onde falávamos de arte ,era um seminário como qualquer outro, surge uma tela do nada ,tela essa, do saudoso , queda dos anjos (não sei se é exatamente esse o nome).Michelangelo
Daí,me veio toda aquela história do antigo testamento.sobre quando Deus fez o homem e a mulher seres perfeitos, feitos, um para o outro,tão somente pra adorar ao senhor e povoar a terra,
Reinava a paz naquele lugar, ate então.
Mas um sentimento triste o pior de todos eu diria =( tomou de conta de um certo anjo de luz conhecido por Lúcifer ele quis em um dado momento ser mais que o Senhor.
·
Tiago 3:16 Pois onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.Ele não se contentava apenas em ser um anjo de luz o mais formoso de todos eu diria.
Todavia, ele com sua ambição caiu por terra, eu disse INVEJA.
Es ai o inicio de tudo de ruim na terra a inveja, vontade de ser mais que o outro de derrubar o outro é sem sombra de dúvidas o que tem corrompido nosso mundo.
Desde os primórdios nos temos visto isso.
Lembro-me de José,veja em Gênesis 37:4 Vendo seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos os outros seus irmãos, odiaram-no e já não podiam falar com ele [José] pacificamente. · Gênesis 37:4 –11;19,20 [Os irmãos de José tinham inveja dele por ser favorecido pelo pai e queriam matá-lo. Mas José sobreviveu e prosperou, e eles perderam suas fortunas numa grande seca e tiveram que implorar a José por ajuda. Leia os capítulos 45 e 46 para ver o pedido dos irmãos e o perdão de José.]
Depois temos outra historia super famosa a de DAV1 Samuel 18:6-9 [Saul invejava Davi e várias vezes tentou matá-lo.]Veja até que ponto o ser humano pode chegar pra alcançar o posto de alguém .
Pra roubar a alegria de alguém.
Vemos na época medieval,os sobrinhos matavam os tios os filhos matavam os pais para conseguir o reinado.
vejam que absurdo mas era assim.

E nos como servos de Deus como temos agido diante desse sentimento horrendo?
A palavra diz em · 1 Coríntios 13:4 O amor é paciente, é benigno. O amor não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece.
Sabe So amor só o amor consegue apagar esse sentimento cruel .Nos como cristãos devemos caso tenha esse sentimento abolir de nossas vidas ,
esse é o pior sentimento ele é a causa da destruição da humanidade pode ter certeza veja a palavra diz o seguinte · Tiago 4:5-7 [A inveja e orgulho carnais são produto da nossa natureza pecaminosa, que o diabo usa. Temos que combater isso com a Palavra e oração.] Ou pensais vós que em vão diz a Escritura que o Espírito que Ele fez habitar em nós tem intenso ciúme? 6Antes, Ele nos dá uma graça maior. Portanto, diz a Escritura: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.
Amém !

Eu senti o desejo de elaborar esse texto,não sei,
talvez Deus tenha algum propósito de falar com alguém .
Eu quero ser um instrumento de DEUS em todos os lugares e porque não na internet? haja vista que passo aqui boa parte do tempo com meus amigos que tanto amo.

Não se deixe desencaminhar por ter inveja dos ímpios.[ meu conselho ]

A palavra diz · Salmo 37:1 Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. [Cf. versículo 7.]
Amem??? Devemos orar tão somente!!!
O SENHOR ESTEJA CONTIGO MEU IRMÃO MINHA IRMÃ
!


CRIS !
Ler Mais

Religiosidade na Literatura Inglesa Medieval.by: criz coca

A literatura Inglesa Medieval foi-se desenvolvendo aos poucos, a medida em quem os ingleses entravam em contato com outras culturas ia-se aflorando essa literatura e então vestígios religiosos de sua época eram daí surgidos.Suas marcas sociais, religião,culturas e pensamentos,foram importantes para o processo de formação da história religiosa medieval demonstrada pela literatura Inglesa.Vale lembrar três povos que contribuíram para a formação dessa, os Romanos,os Celtas e os Germânicos.
A literatura foi dominada por cerca de 4 séculos pelos romanos que eventualmente ali depositaram a sua organização política cultural sobre tudo,religiosa ,a sua religiosidade,contribuiu para a Grambetanha o cristianismo ,dentre outros, fora o maior responsável pelo desenvolvimento da literatura e da constituição posterior da língua Inglesa.
A sociedade Celta havia uma característica principal que era a veneração pela natureza pois acreditavam que dali vinha o equilíbrio do mundo e sua religiosidade era voltada para o misticismo,sobrenatural elegendo a Deusa ,mãe natureza como o seu “Deus supremo” essa sociedade tinha muitos traços distintos da romana entre elas o entendimento essa figura feminina como ser de igual valor na sociedade.
A contribuição para a literatura Inglesa no que diz respeito a sua religiosidade baseava em quatro elementos da natureza(fogo,água,terra,ar)a figura feminina heróica a natureza como elemento espiritual o panteísmo é como integradora da sabedoria e do misticismo.
É sabido que durante muitos anos a literatura Inglesa transmitia os saberes e histórias populares entre os membros das famílias de maneira oral “literatura oral” mas a igreja sentia-se enfraquecida diante dos conhecimentos pagãos que eram transmitidos nessas histórias e se apropriando dessas mensagens registrando-as e adicionando personagens e ideologias cristãs,foi criado então um elo direto para a conversão do povo pagão em cristão e fortalecendo o sistema de governo e manutenção dos poderes da igreja católica em meio ao feudalismo. Tudo isso implica em dizer que o tecido textual de cada fase representativa da literatura inglesa ,estava recheado de cultura religiosa e pensamentos dos autores de cada época destacando-se os períodos da literatura anglo-saxônica e literatura medieval.
A literatura Anglo saxonica teve como principal obra Beowuf um poema épico repleto de acontecimentos sobrenaturais e misticismo (vestígios das estórias orais do povo) é importante dizer que do ponto de vista simbólico a forte presença do cristianismo mesmo é claro,que considerados pagãos, a literatura dos Anglo saxões foi registra pelos monges da Igreja católica e os seus registros foi adicionados termos e idéias do cristianismo.Nessa época fora desenvolvido o gênero lírico porque a intenção era de refleti a literatura o estado da alma do homem ,um momento melancólico e solitário que figurava no registro dom monges é nessa época que começa a ser percebida a estruturação do fazer literário Inglês .Durante a literatura medieval as produções literárias do período médio,foi,marcada de imagem e representações de idéias e intencionalidades cristãs.
Vale ressaltar que Chaucer vem contribuir também para o processo de consolidação da língua inglesa e no que diz respeito a religiosidade ,pois o mesmo veio a unir variados discursos das classes sociais numa mesma obra.
As estórias do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda, escritas por Tomas Mallory mistura da nostalgia cavalesca com sentimentos trágicos,posteriormente essas estórias recebiam um tom da religiosidade cristã,levando em consideração temas ligados a cultura Céltica como heresias e bruxarias onde os velhos deuses eram interpretados como demônios.
A cultura medieval se caracterizou pela religiosidade e a igreja católica ,controlava as manifestações culturais e dava uma interpretação religiosa para fenômenos da natureza da sociedade e da economia,é importante dizer que a literatura dessa época era composta de escritores religiosos bem como de obras seculares.Todas,contribuíram para o desenvolvimento da história da religiosidade na literatura inglesa medieval .E assim então,contribuindo ate hoje,para o resgate e compreensão da historia real de um povo.


Trabalho solicitado pelo professor Heleno no 7° periodo de LETRAS no CESVASF .
Ler Mais

O que é necessário? by: CRIZ COCA


Em todo o tempo pregue o Evangelho. Se necessário, use palavras” Francisco de Assis.


A palavra diz que "é melhor obedecer do que do que sacrificar" .Veja,algumas pessoas preferem o sacrificar a o obedecer.
Não sabendo elas o quanto perdem, com tudo isso.

Eu vejo o obedecer nesse caso, como amar ao próximo não apenas com palavras sobretudo com gestos suaves, simples e nítidos .
Muitos preferem viver um “amor” falso.
Um amor de mentira, aonde habita o famoso sarcasmo de
“ faça o que eu diga mas não faça o que eu faço”.
Eu quero fazer diferente, eu tento viver diferente .
Eu tento seguir a Jesus, que vivia sem se preocupar com o que os outros iriam pensar dele, ele curava no sábado quando muitos diziam: é errado!é pecando ! que ele estava indo contra as regras daquela sociedade.
Assim ele pregava o evangelho,ou melhor vivia ali o evangelho puro e simples,
sem usar quase !palavras! mais com “atitudes” demonstrando o seu amor para com o próximo ,coisa que muitos teêm deixado de lado .
Sabe, hoje eu quero o seguinte:
Eu quero resgatar esse amor que Jesus pregou sem precisar usar palavras.
Eu quero viver esse amor que Jesus viveu no passado,hoje, com o meu próximo.
Eu quero deixar um bom exemplo pra uma geração.
Eu quero abolir toda e qualquer religiosidade da minha vida pra que JESUS brilhe em mim.
Eu quero que ele seja tudo em mim pra que todos vejam e pra que todos pelo meu testemunho venham a se converter ao senhor .
Eu tenho orado por isso,
Eu tenho sonhado com isso.
Eu tenho sentido isso..
Ler Mais
 
__________________* | by TNB ©2010