Vamos tentar entender quem era o Augusto dos anjos que de anjo não tinha nada Veremos...
Psicologia de um Vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênesis da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme - este operário das ruínas -
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê-los,
E há de deixar-me apenas os cabelos,
Na frialdade inorgânica da terra!
• O poema “Psicologia de um vencido”, revela-nos a partir do título, a recorrência dessa visão de mundo, das imagens e palavras antipoéticas, e um sugestivo auto-retrato, que assemelha-se a uma caricatura, rompendo de vez com os limites estéticos do belo e do feio, numa postura como era de costume dos melhores "expressionistas" .Mas Augusto era único nesse sentido,de desprezo pelas pessoas, falta de amor,rancor.
Ou ainda nesse poema que segue você percebe o desamor para com o próximo, tem por nome:
Versos Íntimos
Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
Acostuma-te à lama que te espera!
O Homem, que, nesta terra miserável,
Mora, entre feras, sente inevitável
Necessidade de também ser fera.
Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!
:O
Psicologia de um Vencido
Que homem era esse? como pode alguém descrever de maneira tão lastimável sua amargura,adpto do niilismo, no poema "budismo moderno" ele diz : um urubu pousou na minha sorte.Meu Deus! Um caso a parte na literatura brasileira.Assim era Augusto dos Anjos,melancolia em pessoa, descrença em tudo,em DEUS,na vida, no ser humano,e que em tudo havia um jogo de interesse e não de (Eros) amor e storge (Afeto) ,era como se as pessoas te beijassem para depois cuspir na tua cara,ele aconselhava a cuspir antes delas,rs que louco né?O poeta vive isso no pre – modernismo, ( momento de transição da nossa literatura para o modernismo que so veio a ser de fato, iniciado, com a semana de arte moderna. )
Ora, dos Anjos que de anjo não tinha nada,era um terror até pra tentar definir um estilo literário,pois,representava o parnasianismo, por manter os versos metrificados,“profundissimamente hipocondiaco” observa o que ele faz com apenas 2 palavras, nota-se que apesar de, amargo,louco e meio que demonstra uma certo desequilibro ele era "inteligente". Notava-se que ele sempre agia de maneira subjetiva (eu) proposta pelo simbolismo que também estava em vigor nessa época,e assim com a junção de tudo isso trazia e enriquecia a sua poesia indefinível, única no seu “eu” amargurado sabe-se lá porque.rs
Alguns arriscavam em dizer que Augusto foi o primeiro expressionista caracterista do modernismo por sua maneira ousada de formar versos,pois não era comum lê-se poemas que refletissem tanta amargura digo com palavras agonizante nem tão pouco que chegassem a dar ânsia de vômito e angustia.
• Eu filho do carbono e do amoníaco.!?
• Escarra nessa boca que te beija ! ?
Mas agora eu questiono vcs queridos leitores desse Blog,afinal o que faltava em Augusto?Qual seria o motivo pra tanta amargura? e tanto ódio ? tanta descrença em Deus?
E fica a pergunta ! E se vc fosse evangelizar alguém assim como vc agiria que argumentos vc usaria pra convencer que DEUS existe e que tudo vem Dele .
11 comentários:
Este é o típico caso do ignorante que se acha inteligente, do solitario que se diz suficiente. Confesso, acho difícil evangelizar pessoas assim, além de pessimistas e descrentes, geralmente estas tem forte poder de persuasão, irão tentar de todas as formas nos levar para onde estão. Lugar frio, onde não há amor. Temos que estar primeiramente vivendo o evangelho de Cristo, na essência. Firmados em Deus, com amor e compaixão, usando a espada que penetra até a divisão da alma, podemos chegar ao coração desta criatura, em oração, Jesus encarrega-se do resto. Eu acredito que o evangelho é transformador. Se Cristo me salvou, Ele pode salvar a qualquer um. Jejum, oração e Bíblia. Graça, poder e amor. Qualquer um tem jeito, por AquEle que morreu por nós. Ele nos amou. Liberou sobre nós o favor imerecido. A graça. Parabéns pelo Blog Cris! Está uma bênção! Bjoo
Obrigada Carina! é isso ai temos que estar preparados!!!
TANTO SE FALA EM MISSOES EU VOU PRA LA EU VOU PRA CA.RS
Mass ta orando?ta lendo?ta buscando?
=)
É preciso tá muito preparado
pra evangelizar uma pessoa desse tipo, altamente frustrado...
É preciso direção do Senhor e nesses casos, palavras n são suficientes, acredito que nossas ações falarão bem mais alto!
Que blog abençoadíssimo=)
Parabéns, que o Senhor continue te abençoando e dando inspiração p/ que vc esteja sempre nos abençoando=)
êêêê, mamisss=*
É preciso tá muito preparado
pra evangelizar uma pessoa desse tipo, altamente frustrado...
É preciso direção do Senhor e nesses casos, palavras n são suficientes, acredito que nossas ações falarão bem mais alto!
Que blog abençoadíssimo=)
Parabéns, que o Senhor continue te abençoando e dando inspiração p/ que vc esteja sempre nos abençoando=)
êêêê, mamisss=*
Praticamente uma professora de literatura
Obriigada Fábio e mamisss!
Evangelizar para pessoas como essas, que não querem enxergar, o que está diante dos olhos é bem complicado. Pessoas que não creem no milagre da vida, que acorda, come, bebe, respira, anda, corre...faz isso tudo graças a misericórdia de Deus, é digno de pena; E nós como Cristãos lavados e remidos no Sangue do Cordeiro, devemos ir a luta.
Eu tenho falado de Jesus mesmo quando as pessoas não querem ouvir, porque eu acredito quem faz a obra é o espírito Santo. Se não há quem pregue, com eles ouvirão e crerão em Jesus. Se nós não Clamarmos a Deus por esta geração, as pedras irão clamar.
A missão que nos foi dada, que é pregar o evangelho, os Anjos queriam essa missão, porém fomos nós os escolhidos,então vamos pregar em tempo e fora de tempo. Jesus está voltando, falta só um pouquinho.
isso é fato JESUS TA VOLTANDO !
Discordo da forma como Augusto dos Anjos foi apresentado. De fato em seus poemas, afloram dor e sofrimento, no entando, nós que evangelizamos, temos que ver a coisa com olhos espirituais. Augusto em todo o seu livro "EU" está fazendo um pedido de socorro, o qual certamente não foi atendido ou não entendido pelos cristãos da época. Abramos os nossos olhos aos pedidos de socorro escritos nas entrelinhas.
é verdade pode ter sidoo !!!
ELE ERA LOUCO.RS TEMOS QUE ORAR MESMO POR ESSE POVO AMARGO SEM JESUS!
Postar um comentário