"O que fazemos na vida ecoa na eternidade"

terça-feira, 21 de abril de 2009

Ciúmes .!

Quem aqui nunca sentiu ciúmes ?Sinta-se a vontade pra atirar a primeira pedra.
Que sentimento é esse capaz de destruir famílias,romances,amizades?Alguém poderia explicar? Não,mas como tudo que é clássico é o sentimento que nos 4 cantos dessa terra alguém já sentiu ou sentirá .Veremos alguns exemplos de “famosos personagens”que ao demonstrarem tal sentimento ou por terem causado ciúmes , ambas as partes foram deterioradas ,o ciúme que até poderia ter sido evitada se a razão falasse mais alto,mas, quando se tem a emoção em destaque o individuo sofre ,por não saber controlar às situações que por ventura virão a acontecer e como um cego que guia um outro cego, esse não consegue enxergar o tamanho do problema , assim é o ciumento e o causador do ciúme.Veja o que acontece quando alguém dà lugar a emoção: Cain matou Abel por ciúmes.
Os irmãos de José sentem ciúmes da relação do pai para com ele[famílias destruídas ]

~> No Clássico Otelo mata a sua amada por ciúmes ,de maneira trágica a inveja de seu “amigo” fez com que Otelo esquecesse como a sua amada era importante,ele a mata em seguida descobre a inveja de seu falso amigo ,e mata-se porém antes diz: que errou por “Amar” (paixão)de mais. [ emoção + que a razão ]


~>
! • No realismo brasileiro, temos um personagem machadiano Dom Casmurro, “perde aos poucos sua amada capitulina por ciúmes de situações criadas ou alimentadas por sua mente, nem mesmo o Machado saberia dizer se ela de fato o trai ,ele fica sozinho na sua lastima e arrogância à chorar sua solidão,dizem que há uma intertextualidade de Otello nessa obra,foi retratada no cinema por Marcos Palmeira e outros.

• Ainda na literatura brasileira Em ~> O Primo Basílio,a protagonista vê-se seduzida pelo primo,e aos poucos ao descobrir o erro que comenteu ao trair o seu esposo, ou seja causando-lhe ciúmes, vai morrendo aos poucos por complexo de culpa,temos isso retratado recentemente no cinema por , Fábio Assunção,Débora falabelLa,Reinaldo e a Glória Pires .

• Num Clássico Inglês romântico “A letrA escarlate” a Ester sofre por ter adulterado com um cara da igreja e causando o ciúme de seu esposo,o desprezo da filha e de uma sociedade preconceituosa.

Aqui um momento de reflexão,não sejamos ignorantes e nem tão pouco hipócrita de falar que nunca sentimos ciúmes não é mesmo? pois bem, é horrível que sentimento cruel.A palavra diz fugi da aparência do mal, os cristãos adoram esse versículos não é mesmo? Mas será que temos de fato fugido dessa aparência? Como tem sido o seu relacionamento amoroso? familiar ? Pare e pense!!Você sente ciúmes de seu marido?de sua irmão?de melhor amigo? de que maneira? você quer mesmo mudar?
O MAIOR problema que gera o ciúme, vem daí das suas emoções, ao praticar o ato de gerar ciúmes ou por mero capricho de raiva ,e querer demonstra-la utilizando-se de alguém como meio de provocar ciúme num súbdito momento de “emoção” ou até deixando se levar por conversas de “falsos” amigos ao criarem situações para que vc acredite na traição do "amado ou amada" como em OTHELLO,A tragédia envolvendo fúria, ciúme e assassinato em torno de Othello, Iago e Desdêmona.
Eai O seu suposto "amor" tem sido alimentado com pitadas de razão ou emoção?
Se optou pela primeira pitada, estas no caminho certo , o AMOR o sentimento mais lindo e puro que há é movido pela RAZÃO ,AH e se NÃO for movido à razão saiba que é pura paixão o amor não arde em ciúmes e tudo suporta,não busca os seus interesses,esse é o verdadeiro AMOR ,lembra-se da bíblia? Vai por mim.!
Quando se deixa a emoção falar mais alto a discórdia entra a não compreensão para com o próximo TAMBÉM, emoção te deixa cega , vc faz coisas impensadas e depois vai e pede desculpas ,mas e tudo volta ao normal? Lembre-se, que uma vez vc tendo uma má atitude vc sempre será lembrada por ela. Infelizmente o ser humano é assim.
Mesmo que a outra pessoa "te ame" ela nunca irá esquecer . Não deixe a emoção tomar conta do teu ser, evite o sentimentalismo busque a R A Z Ã O e serás mais feliz.!

4 comentários:

Unknown disse...

Concordo Cris! Quem nunca sentiu ciúmes?=/no convívio familiar,relacionamentos etc...
Infelizmente nos dias de hoje,não só o sentimento chamado "ciúme"como vários outros estão muito exaltados!e fica cada vez mais difícil controla-los...

CarinA disse...

Difícil controlar este sentimento que quase sempre nos pega de surpresa, concordo plenamente com o texto e penso que este sentimento só pode ser controlado com ajuda de um amigo fiel: O Espírito Santo! Bjoo Cris, estou me deliciando neste blog. Paz de Cristo.

Unknown disse...

adorei cris!e vc em?sempre arrasando nos textos.

@criz_coke disse...

obrigada ,meninaass vcs são showwwww

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Popular Posts

by: Tiago Iorc

E se tropeçar, do chão não vai passar. Quem sete vezes cai levanta oito 👊😘

Categories

BTemplates.com

Blogroll

07/06/09 apartir dai

About

��
Há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofre, trancados até o nosso fim.#HildaHilst

Copyright © __________________* | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com