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domingo, 4 de março de 2018

Conhecimentos Pedagógicos


 I SIMULADO 
A professora Suzana Fernandes, da Academia do Concurso, elaborou um simulado com questões sobre conhecimentos pedagógicos para quem está de olho nos concursos do Magistério.
1. A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/96, em seu art. 3º enfatiza os princípios norteadores do ensino no Brasil. Analise-os:
I. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) princípio(s):
A) I, II
B) II
C) III
D) I, II, III
2. Os temas transversais relacionados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN’s, referem-se, EXCETO:
A) Questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se veem confrontados no seu dia-a-dia.
B) São um conjunto de temas que aparecem transversalizados nas áreas definidas.
C) Constituem novas áreas para trabalhar com os alunos.
D) Meio ambiente, saúde e ética são temas transversais.
3. NÃO é uma prática correta do Projeto Pedagógico na escola:
A) Ensinar a partir de valores da visão do homem, da sociedade em geral e do conhecimento.
B) Reconhecer o referencial teórico e a filosofia da escola.
C) Definir metas de avaliação, na intenção de classificar a aprendizagem dos alunos.
D) Propor a prática de projetos coletivos na escola.
4. Visando à formação básica do cidadão, a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, dispõe para o Ensino Fundamental que a escola deverá promover, EXCETO:
A) O desenvolvimento da capacidade de aprender, a partir do domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
B) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento superiores.
C) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca e, que assenta a vida social.
D) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e formação de valores.
5. Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, marque o INCORRETO:
A) São elaborados pelo MEC e colocados à disposição das escolas, visando à melhoria da educação, em todo o país.
B) É uma proposta governamental que impõe um modelo curricular único.
C) Sugere a adequação do currículo escolar à realidade educacional e a peculiaridade da clientela que atende.
D) Os temas transversais dos PCN’s tratam da interdisciplinaridade, como proposta de estabelecer comunicações entre as disciplinas escolares.
6. A avaliação do aproveitamento escolar, praticada como atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos visa, EXCETO:
A) Coletar, analisar e sintetizar as manifestações das condutas dos educandos.
B) O aspecto classificatório sob a forma de verificação.
C) A reorientação imediata da aprendizagem, caso se mostre com resultados insatisfatórios.
D) O encaminhamento dos educandos para passos subsequentes da aprendizagem, caso se considere satisfatório os resultados da avaliação.
7. A importância de trabalhar os conteúdos de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental têm grande contribuição na formação e desenvolvimento dos alunos. Faça a correspondência dos pressupostos metodológicos e assinale a alternativa correta.
A. Conteúdos conceituais.
B. Conteúdos procedimentais.
C. Conteúdos atitudinais.
I. Envolvem fatos e princípios.
II. Abrangem regras, técnicas, habilidades e modo de agir.
III. Envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
A) AIII – BI – CII.
B) AII – BI – CIII.
C) AI – BIII – CII.
D) AI – BII – CIII.
E) AIII – BII – CI.
8. O Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8069/90, no parágrafo único do artigo 4º diz que a garantia de prioridade compreende I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
II. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
III. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
IV. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à
infância e à juventude.
A) Apenas I e II estão corretas.
B) Apenas II e III estão corretas.
C) Apenas I, II e III estão corretas.
D) Apenas II, III e IV estão corretas.
E) I, II, III e IV estão corretas
9. A educação básica poderá organizar-se
A) em séries anuais, períodos semestrais e ciclos.
B) em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
C) em séries anuais, períodos semestrais, ciclos ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
D) em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios.
E) em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização.
10. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui direito da criança de
A) zero a cinco anos e onze meses.
B) zero a quatro anos e onze meses.
C) zero a três anos e onze meses.
D) zero a seis anos e onze meses.
E) zero a seis anos.estão 19
11. A Educação Infantil será oferecida em Creches ou entidades equivalentes para crianças de até
A) 1 (um) ano e 11(onze) meses de idade.
B) 2 (anos) anos e 11(onze) meses de idade.
C) 3 (três) anos e 11(onze) meses de idade.
D) 4 (quatro) anos e 11(onze) meses de idade.
E) 4 (quatro) anos de idade.
12. Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. A frequência ao Curso de Educação para Jovens e Adultos é _____________,exigindo-se o mínimo de _________________da carga horária total de____________, no limite imposto pela legislação.
A) obrigatória / 75% (setenta e cinco por cento) / cada fase
B) obrigatória / 60% (sessenta por cento) / cada fase
C) facultativa / 75% (setenta e cinco por cento) / cada fase
D) facultativa / 75% (setenta e cinco por cento) / todas as fases
E) obrigatória / 60% (sessenta por cento) / todas as fases
13. A escola de Educação Especial para o Ensino Fundamental deverá cumprir um mínimo de
A) 200 dias letivos e 800 horas.
B) 200 dias letivos e 600 horas.
C) 200 dias letivos e 700 horas.
D) 180 dias letivos e 800 horas.
E) 180 dias letivos e 600 horas
14. A educação e a aprendizagem são construídas a todo o momento de maneira formal e informal. Assinale o que for correto frente ao processo de aprendizagem formal.
A) A rotina de atividades desenvolvidas na escola não interfere o processo de aprendizagem.
B) As atividades desenvolvidas na escola contribuem com a assimilação do conteúdo, mas não com a formação do indivíduo.
C) A mediação realizada pelo professor, é importante para a aprendizagem consistente.
D) O indivíduo aprenderá de qualquer forma, independentemente de recursos e mediações.
E) Recursos materiais por si só, são capazes de produzir conhecimento
15. Os conceitos de Assimilação e Acomodação foram contribuições de qual teórico?
A) Jean Piaget.
B) Jean Jaques Rousseau.
C) Sigmund Freud.
D) Karl Marx.
E) Adam Smith.
16. Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco de palavras à(s) letra(s) do segundo bloco.
1. Pedagogia Tradicional.
2. Tecnicismo.
3. Construtivismo.
a. Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor, com atividades mecânicas inseridas numa proposta educacional rígida e passível de ser totalmente programada em detalhes.
b. As idéias de descobrir, inventar, redescobrir, criar, sendo que aquilo que se faz é tão importante quanto o motivo e a maneira que se faz.
c. Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor; proposta educacional rígida, com atividades mecânicas.
d. Prática pedagógica que se caracteriza pela sobrecarga de informações veiculadas ao aluno; processo de aquisição de conhecimento muitas vezes destituído de significação.
e. O conhecimento já adquirido pelo aluno não é valorizado, sendo a cartilha sequencialmente seguida, a base do processo de alfabetização
A) 1A, 1D, 2B, 3C e 3E.
B) 1B, 2C, 2D, 3A e 3E.
C) 1D, 1E, 2A, 2C e 3B.
D) 1C, 1E, 2A, 2B e 3D.
E) 1E, 2C, 2B, 3A e 3D.
17. Algumas concepções pedagógicas norteiam o trabalho realizado nas instituições de ensino. Dentre elas destacamos a concepção da Pedagogia Tradicional que muito contribuiu para o surgimento de outras concepções. Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a Pedagogia Tradicional.
A) Defende que aluno participe e construa seus conhecimentos através de exercícios de memorização.
B) É uma proposta centrada no professor, que lhe cabe ensinar o conteúdo através de aulas expositivas e com exercícios de memorização.
C) Caracteriza-se pela construção do conhecimento através da interação entre professor e aluno.
D) Evidencia o professor como o defensor do saber e o principal agente de transformação da aprendizagem.
E) Enfoca um processo tradicional, onde o professor ensina e o aluno aprende.
18. Assinale a alternativa INCORRETA. Quem assegura a criança, direitos previstos na LDB, que tem por finalidade protegê-la e proporcionar uma formação consistente?
A) O pleno desenvolvimento da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social deve ser garantido até os seis anos de idade.
B) As funções de educar e cuidar devem estar integradas, para que haja a promoção do desenvolvimento da criança.
C) A avaliação deve visar o aprimoramento da ação educativa.
D) As habilidades da criança, a observação e o registro do desenvolvimento da criança é de responsabilidade do profissional do ensino fundamental e não da educação infantil.
E) A reflexão da prática pedagógica do profissional da educação infantil deve ocorrer para o alcance dos objetivos estabelecidos.
GABARITO:
1. D; 2.C; 3.C; 4.B; 5.B; 6.B; 7.D; 8.E; 9.B; 10.A; 11.C; 12.A; 13.A; 14.C; 15.A; 16.C; 17.C; 18.D.

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by: Tiago Iorc

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