Resenha
Mediante a leitura do livro: Letramento um tema em três centros de Magna Soares ,onde discorre em sue vários parágrafos sobre a questão da alfabetização com enfoque principal no letramento.
Pode-se concluir que há diferentes conceitos de letramento, esses que necessidades e condições sociais de um determinado estágio de desenvolvimento do indivíduo.
É na segunda metade dos anos 1980 que essa palavra surge no discurso no discurso de especialistas das ciências lingüísticas e da Educação como uma tradução se faz na busca de ampliar o conceito de alfabetização chamando a atenção não apenas para o domínio da tecnologia do ler e do escrever (codificar e decodificar),mas também principalmente para os usos dessas habilidades em vida social cotidiana e e que se usa as ferramentas leitura e escrita é que são importante e necessária no ato de educar-se.
Letramento é pois o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever bem como o resultado da ação de usar as habilidades em práticas sociais.um individuo letrado está m condição essencialmente de fazer uso correto da leitura e escrita de atender as exigências sociais.
Para identificar e valorizar funcionalmente uma pessoa letrada em nossa sociedade,é preciso oportuniza-la ‘a participar de atividades onde a mesma faça uso do letramento ,demonstrando em todas as oportunidades duas potencialidades seus conhecimentos em torno dos temas polêmicos que tem surgido no campo social em que vivemos e atuamos.
Vale salientar ainda que o letramento precisa ir muito mais além do que imaginamos deve possibilitar aos alunos a aspirar a um pouco mais do que simplesmente aprender a ler e escrever ,construindo conceitos básicos para o atendimento da vida em sociedade.As diversas situações de aprendizagem deve pois condicionar ao letramento permitindo aos alunos perceber que a vida em sociedade se faz de relações dos homens entre si e com a natureza ,produzindo cultura.
Assim os alunos estarão construindo conceitos que lhes permitirão pensar, analisar, e conhecer os processos históricos e estarão tendo oportunidade de utilizar seus conhecimentos e interpretação de sua realidade, na leitura de mundo.E os professores mediadores do processo de ensino –aprendizagem devem instigar procurando trabalhar com os sentidos, as emoções, a imaginação das crianças, fazendo-as envolver-se com a própria história e com as histórias de outras pessoas, mais próximas, ou mais distantes no tempo e no espaço.Assim não se prendem somente aos fatos, mas falar de idéias, de emoções e de sonhos.
Em síntese, entende-se que alfabetização e letramento têm essencialmente significados distintos.O primeiro é o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita a conquista dos princípios alfabéticos e ortográfico que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia.sendo então instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade letrada.Por meio da alfabetização o homem se torna um global, simbólico,social,um cidadão inserido na civilização moderna.
Já o segundo é o processo de inserção e participação na cultura trata-se do momento em que o individuo começa a utilizar-se dos seus conhecimentos prévios ,durante o seus desenvolvimento cognitivo na relação com o objeto e no decorrer de toda a vida. Trata-se dos manifestos e decifração, de rótulos,embalagens,revistas ,jornais etc.
Uma pessoa é necessariamente letrada quando busca questionamento sobre o porque das coisas de maneira que possa intervir, participar dar sua opinião para enfrentar de forma consciente e precisa a sua própria história respondendo aos desafios do mundo.
Buscar a compreensão depois porquês e conviver com as angústias de reconhecer aquilo que ainda não conhecermos sobre o objeto a ser conhecido, criando símbolos, é uma tarefa desafiadora, comprometedora para uma pessoa letrada.
Tudo que o mundo precisa é de indivíduos alfabetizados, letrados, que na sua leitura de mundo implique uma leitura dentro e fora de si buscando uma mudança na força da organização e da luta do povo para a construção d um futuro com mais justiça e igualdade.
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