"O que fazemos na vida ecoa na eternidade"

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Criz coca posta texto sobre: Fases de Shakespeare!


O Retrato de Chandos; pintura atribuída a John Taylor e com autenticidade desconhecida. National Portrait Gallery, London.

Nascimento Abril de 1564 (data exata não se sabe)
Stratford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra
Falecimento 23 de Abril de 1616
Stratford-upon-Avon, Inglaterra
Ocupação Dramaturgo e poeta.
Gênero literário Tragédia, Drama, Comédia, Poesia, Romance, Aventura.
Magnum opus Romeu e Julieta
Idéias notáveis Ser ou não ser?
Principais trabalhos Romeu e Julieta, Hamlet, Sonho de uma Noite de Verão, etc.
Influências Acredita-se que grande parte dos dramaturgos gregos, Arthur Brooke, Sêneca, Ovídio e Mitologia.
Influenciados Foram muitos os influenciados. Os mais visíveis são Goethe, Beethoven, Machado de Assis, Freud, Akira Kurosawa e Ariano Suassuna.



>Shakespeare
,foi o mais famoso dramaturgo e poeta inglês de todos os tempos, compôs suas peças durante o reinado de Elizabeth I pela qual recebeu grande apoio e de James I, que a sucedeu. Casou-se com Anne Hathaway,. O casal teve uma filha, Susanna, e dois anos depois tiveram os gêmeos Hamnet e Judith. P, ,ele já fazia sucesso como ator e dramaturgo quando mudou-se pra Londres. Mas, eram suas poesias e não suas peças que eram eventualmente aclamadas pelo público ele não era um bom ator. O referido despertou muita inveja por ser muito bom em suas produções literárias ,inclusive há hipótese de que Shakespeare não seja realmente o autor das próprias obras , surgio uma quantidade espantosa de especuladores sobre essa teoria, contudo, não existem provas que validem isso Há especulações também sobre sua sexualidade, sobre suas convicções religiosas, e, pois há especulativas que na realidade ele pode nunca ter existido, isto é, talvez suas obras tenham sido compostas por outras pessoas .
Dizem que ele Produziu suas obras mais famosas entre 1590 e 1613. E que as primeiras peças foram principalmente comédias e histórias, gêneros do qual ele refinou com sofisticação. Em seguida, escreveu principalmente tragédias até 1608, incluindo Hamlet, Rei lear e Macbeth, considerados alguns dos melhores exemplos do idioma inglês. Em sua última fase, escreveu tragicomédias e colaborou com outros dramaturgos. Shakespeare era um respeitado poeta e dramaturgo em sua época, mas sua reputação só chegou ao nível em que está hoje a partir do século XIX. O Romantismo, em particular, aclamou a genialidade de Shakespeare. De 1601 a 1608, especula-se que ele esteve motivado para escrever Hamlet, Otelo e Macbeth.Shakespeare teria estado um tanto cansado e por esse motivo resolveu se desligar do Globe e voltar para Stratford, onde a família o esperava. O renomado escreveu peças menores, que jamais são atribuídas como suas após 1613. Suas últimas três obras foram colaborações, talvez com John Fletcher, que sucedeu-lhe com o cargo de dramaturgo no King's Men. Escreveu a sua última peça, A Tempestade terminada somente em 1613 e apartir daí teria surgido o então “enfado comum que a vastidão da obra causou nos humores da sociedade da época”..
É impossível estabelecer de fato as datas precisas das obras de Shakespeare, no entanto pode-se classificá-las em quatro grandes grupos, que representariam respectivamente os períodos de sua vida, da juventude à velhice: As obras do primeiro período são marcadas por sonhos juvenis e pelo espírito exuberante; O segundo período foi o das grandes crônicas e comédias românticas; Depressão e tristeza marcam terceiro período. O motivo de ou a desilusão que levou o dramaturgo a sentir-se deprimido durante essa fase da vida, não se sabe ao certo.Como dramaturgo, escreveu não só algumas das mais marcantes tragédias da cultura ocidental, mas também algumas comédias. Escreveu, além disso, 154 sonetos em várias regiões do planeta, pelo seu carácter intrinsecamente universal: as suas tragédias são facilmente transponíveis para qualquer outra cultura. Pensa-se que terá escrito a maior parte das suas obras de 1585 a 1610, ainda que as datas exatas não sejam conhecidas com precisão.E sabido que os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos.
N ão é tarefa fácil inserir Shakespeare numa escola literária. Alguns autores catalogam a sua literatura como pertencendo a um movimento ou período artístico denominado Renascimento inglês, enquanto outros preferem falar em período Early modern ou seja a tradução literal seria primeiro modernismo, expressão que, contudo, em português, tem outro significado. Em todo caso, Shakespeare é sempre considerado um dos fenômenos marcantes do Período isabelino.
Assim, o gênio William Shakespeare completa seu ciclo vida sem diminuir sobretudo seu poder poético e com um retorno quase divino ao seu apogeu na literatura universal.Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem muito sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos relacionados à condição humana, são constantes nas obras deste poeta e dramaturgo, apesar das especulações sobre a sua vida e obra, ele é sem duvida o maior de e tenho dito literário de todos os tempos.

by :Cris!!! trabalho solicitado pelo prof: HELENO CRUZ no 7º período de letras.

0 comentários:

Social Profiles

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Popular Posts

by: Tiago Iorc

E se tropeçar, do chão não vai passar. Quem sete vezes cai levanta oito 👊😘

Categories

BTemplates.com

Blogroll

07/06/09 apartir dai

About

��
Há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofre, trancados até o nosso fim.#HildaHilst

Copyright © __________________* | Powered by Blogger
Design by Lizard Themes | Blogger Theme by Lasantha - PremiumBloggerTemplates.com