Vc é uma ROSA de DEUS !

Vc é uma ROSA de DEUS !
“Os poderosos podem matar uma, duas ou três rosas, mas jamais conseguirão deter a primavera inteira!” Che Guevara

O que vc acha do blog da CRIZ COCA?

meus videos

Loading...

Seguidores

visitas now

Pesquisar este blog

Analise sobre Ophelia by: Criz Coca

terça-feira, 9 de dezembro de 2008


Ophelia,era filha de Polônio, o principal conselheiro do rei.Ela era apaixonada por Hamlet e ambos fizera-lhe muitas declarações de amor e ele cercava-a de atenções até a morte do pai. A jovem, acreditava na sinceridade de Hamlet. Durante a sua crise de melancolia, o príncipe a esquece. Agora, fazendo-se de louco, passa a tratá-la com desprezo, gestos e palavras rudes. Entretanto, meigas lembranças dela muitas vezes o enterneciam Arrependido de algumas palavras mais rudes, escreve então uma carta apaixonada e extravagante, mas entremeada de frases afetuosas. A referida de acordo com os costumes antigos, mostrou a carta ao pai, e o velho a levou ao rei e à rainha. Estes, diante daquela prova evidente, não tiveram mais dúvidas de que era o amor o verdadeiro motivo da loucura de Hamlet.
Sem Dúvida essa personagem é uma das mais marcantes de todas as obras Sheakesperiana. Ela sérvio de inspiração para diversos pintores tais como: o pintado por John Everett Millais em 1852. No quadro fica explicito o seguinte Ophelia suicida-se depois do seu amado Hamlet ter matado o seu pai.Na margem de um regato, havia um salgueiro cujas folhas se refletiam nas águas claras, a jovem chega às margens do riacho com uma grinalda entrelaçada por margaridas e folhas. O interessante é que tudo o que a rodeia no rio tem um significado simbólico:O salgueiro representa amor sem esperança;as urtigas a dor;as margaridas perto da sua mão a inocência;as violetas no pescoço a fidelidade, a castidade e a morte precoce; a papoula a morte;as outras flores estão ligadas à tristeza;e o miosótis na margem para que não seja esquecida…Além de suas frases marcantes como essas : Sabemos o que somos, mas não sabemos o que viremos a ser.É a maior verdade que pode ser dita. nada do que foi será do jeito que ja foi um dia.
Uns acreditam que Ophelia era uma coitadinha no entanto será que era mesmo?. Todos são egoístas, pensam em tomar o trono o tempo todo, e a Gertrudes sempre foi adúltera. Polônio 'arrasta" sua filha nos braços de Hamlet porque quer o trono também? Fica-nos essa dúvida .Se Ofélia não era coitadinha nem interesseira.Então o que ela era? Era apenas uma moça que servia aos desígnios de um e de outro .E não ficou supostamente louca?O fato é que ela enlouqueceu ! Se não considerarmos sua loucura, temos de ver sua morte então como homicídio? Ou, ainda que a consideremos suicídio, teria ela então se matado por frustração ao ver seus planos de poder desfeitos? Não. Ela enlouqueceu, não é suposição.Hamlet a usou. Ele foi duro com ela. Aí é que ela cai. Ou talvez Ophélia nos dias de hoje seria chamada de alienada e covarde. Isso por que as convenções da época em que a peça foi escrita não permitiam uma atitude mais "agerrida" de uma mulher, por característica do autor que simplesmente anulava as mulheres, que são apenas um pano de fundo para os verdadeiros personagens: os homens!Logo, Ofélia acredito ser uma personagem nula.e fica-nos a duvida pairando no ar.
Vale ressaltar que Antigamente as pessoas "certamente" eram mais falsas. É linda a versão do Mel Gibson, por exemplo. em que ela é colocada como coitada. É incrível como esse renomado autor foi capaz de com apenas uma personagem mexer tanto com o nosso psicológico, o Shakespeare tinha o dom de fazer isso e por conseguinte, Ophelia foi tão citada e tão pintada, sem duvidas devido a essa forte influencia psicológica que o autor nos deixa em Hamlet .

2 comentários:

Nany disse...

o blog da Cris tbm eh cultura!
muito massa

Cristiane disse...

MAMISS VC É MARA....RSRS

 
__________________* | by TNB ©2010